Saturday, June 20, 2015

Como levar seus cachorros para a Europa - Parte 1

Nós temos três cachorros e trouxemos os três para a Europa em janeiro de 2014.

Decidi escrever sobre o processo de trazê-los pra cá, porque pesquisei muito para obter essas informações e minha vida teria sido bem mais fácil se tivesse lido um post assim na época. Quem sabe serve de ajuda para alguém na mesma situação?

Como é muita informação, dividi em dois posts para não ficar tão cansativo.

Peepow, macho, lhasa apso, nascido em julho de 2007, 7 kgs
Nina, fêmea, shih tzu, nascida em abril de 2008, 4 kgs
Cookie, fêmea, spitz alemão, nascida em julho de 2011, 3 kgs

Claro que tudo isso se aplica a três cães pequenos já adultos, de mudança do Brasil para a Alemanha, em janeiro de 2014, sem data de retorno. Todos os links que eu coloquei nesse post aqui estão funcionando em junho de 2015.

Existem regras diferentes nas seguintes situações e talvez em outras que eu não tenho conhecimento: cachorros ainda filhotes, viagens de ida e volta que não sejam mudança, múltiplas viagens, cães que vão participar de competições, raças como pitbull e também os países Finlândia, Irlanda, Malta e Reino Unido (clique nos países e veja a segunda página do arquivo).

O processo é longo mesmo que não ocorram imprevistos, então o ideal é começá-lo assim que surgir na sua mente a possibilidade de um dia vir pra cá com seus cachorros. Já vou explicar o motivo no passo a passo abaixo:



1. Microchip
Se você pensa em sair do Brasil, mesmo que seja um "talvez quem sabe um dia", microchipe seu cachorro. O processo é muito simples, rápido e praticamente indolor. A clínica em que eles iam tinha os microchips lá e foi só decidir e a veterinária implantou.

Guarde com cuidado o certificado que vem junto, porque você precisa apresentá-lo em algumas situações. Também é importante manter a página de informações sempre atualizada.

2. Vacina da raiva
A vacinação contra a raiva é o que torna o processo longo e também bastante caro, especialmente se você tem mais de um cachorro, então é fundamental fazer tudo direitinho.

A vacina tem que ser aplicada depois do implante do microchip, mesmo que seu cachorro tenha sido vacinado há pouco tempo. A Cookie, por exemplo, tinha sido vacinada 6 meses antes do implante e teve que ser revacinada.

3. Carteira de vacinação em dia
Aproveite e revise com o veterinário todas as outras vacinas. A carteira de vacinação precisa estar em dia para seu animalzinho poder viajar.

Além disso, o veterinário envia para o laboratório todas as datas em que foi feita vacinação contra a raiva durante a vida do seu cachorro.

4. Sorologia da raiva
É necessário aguardar 30 (trinta) dias após a vacinação para poder fazer esse exame. Além disso, o exame deve ser realizado pelo menos 3 (três) meses antes da viagem.

Só existem dois laboratórios no Brasil aprovados para realizar este exame. Nós morávamos em Florianópolis e nenhum dos laboratórios é lá, então o sangue foi enviado para São Paulo.

O veterinário normalmente sabe para onde enviar, mas não custa conferir se está indo para o laboratório correto. Além de ser um exame caro, existe a questão do tempo!

Lista dos laboratórios aprovados para realizar o exame - clique aqui.

5. Quarentena
Ao todo, a partir da data em que for feita a vacina da raiva, serão quatro meses de espera no Brasil para seu cãozinho poder viajar.
Dia 0: vacinação
Dia 30: coleta do exame
Dia 120: liberação para viagem

Isso, é claro, considerando que a sorologia tenha um bom resultado.



Leia a segunda parte aqui!

Se tiverem qualquer dúvida, falem comigo e vou fazer o possível para ajudar! :)


- Links úteis
Laboratórios aprovados para sorologia da raiva - clique aqui
Transporte internacional de cães e gatos (Ministério da Agricultura) - clique aqui
Perguntas frequentes (Ministério da Agricultura) - clique aqui
Informações específicas para a União Europeia - clique aqui
Informações necessárias para o atestado emitido pelo veterinário - clique aqui


Espero que vocês tenham gostado!

O que vocês acharam? Comentem, deem "joinha", compartilhem e não esqueçam de se inscrever no canal para receber mais vídeos!



Acompanhe também:
Google+
Snapchat: mrs-vicky



No comments:

Post a Comment

Os comentários não representam a opinião da autora do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...